FITOTERAPIANOTÍCIASPLANTAS E ERVAS

ÓLEO DE RÍCINO E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

O que é óleo de rícino?

 

O óleo de rícino é derivado das sementes das plantas de Ricinus communis que crescem selvagens em terrenos baldios em regiões tropicais.  Os registros mostram que, há muito tempo, a planta foi chamada de “Palma Christe” porque a forma das folhas da planta era semelhante à palma de Cristo.

Em climas mais leves, esta planta é muitas vezes cultivada como uma erva de jardim ornamental e agora é cultivada para fabricação de biodiesel em grande escala.

O óleo de rícino existe há séculos e foi amplamente utilizado para fins medicinais em suas terras nativas do continente africano, o subcontinente indiano e a bacia do Mediterrâneo. Os egípcios antigos usaram isso como um remédio natural potente para irritações na pele e nos olhos.

O óleo de rícino também foi apreciado pelos índios por seu potencial calmante digestivo, curativo para a pele, antibacteriano e digestivo. Os curandeiros populares em todo o mundo usaram o óleo de rícino para tratar uma grande quantidade de condições de saúde por milhares de anos.

 

 

Ao longo da história, no primeiro sinal de doença, os pais dariam aos seus filhos o óleo de mamona, tanto por via tópica como interna, para melhorar a função naturalmente imune e acelerar o processo de cicatrização. Devido à sua alta viscosidade e propriedade lubrificante, o óleo de mamona é um dos primeiros óleos vegetais a serem utilizados para fins industriais.

Além disso, o óleo de rícino foi a inspiração para o nome da empresa de lubrificantes automotriz Castor.   O óleo de rícino foi popularizado por sua capacidade de limpar a constipação, tratar infecções da pele e melhorar a saúde e a aparência do cabelo.  No entanto, de acordo com a pesquisa, o óleo de rícino é relatado para ter aplicações adicionais e mais essenciais para impulsionar a função imune.

O óleo de ricino pode aumentar o número de glóbulos brancos e as células T-11, que são um tipo de glóbulos brancos especiais que operam como anticorpos e são produzidos dentro dos linfócitos do corpo, ajudando assim seu corpo a se livrar de vírus, bactérias, fungos, e células cancerígenas.

Os benefícios do óleo de rícino dependem muito da sua composição química. É classificado como um ácido gordo triglicérido, onde quase 90% por cento do seu teor de ácidos graxos é um composto raro e específico chamado ácido ricinoleico. Devido ao seu teor concentrado de ácido ricinoleico que é encontrado em quantidades escassas em muitas outras substâncias, o óleo de rícino é considerado único.

É produzido pressionando com frio as sementes. O ácido ricinoleico não é o único constituinte valioso do óleo de rícino porque o óleo também contém alguns sais benéficos que atuam principalmente como agentes condicionadores da pele.

Simultaneamente, são úteis para estabilizar a consistência e a textura dos produtos. Por esta razão, o óleo de mamona é usado em uma grande quantidade de produtos cosméticos e tratamentos de cabelo e cuidados com a pele, de acordo com o International Journal of Toxicology .

 

 

Benefícios para a saúde do óleo de rícino

 

O ácido ricinoleico, encontrado no óleo de rícino, é um ácido graxo insaturado que proporciona uma grande quantidade de benefícios curativos .

O que faz o óleo de ricino?

  • suporta o sistema linfático
  • aumenta a circulação
  • alivia a constipação
  • combate distúrbios e infecções da pele
  • trata inflamação cutânea, micose, queratoses, abrasões e infecções por fungos
  • cura acne
  • reduz a coceira e o inchaço na pele
  • reduz as queimaduras solares dolorosas
  • previne o crescimento de vírus, bactérias, leveduras e moldes
  • hidrata lábios rachados
  • ajuda com a gravidez e induzindo trabalho
  • ajuda o cabelo a crescer
  • luta contra o fungo do dedo do pé
  • e muito mais

 

 

 

O óleo de rícino suporta o sistema linfático do corpo com seus efeitos imunológicos. O sistema linfático presente em todo o corpo em pequenas estruturas tubulares funciona para absorver e remover o excesso de resíduos materiais, fluidos e proteínas de nossas células.

Os linfonodos dentro destes tubos funcionam como filtros naturais da toxina do corpo. Além disso, quando você está doente, esses nós expulsam anticorpos para manter bactérias ou proteínas estranhas na baía.

Por exemplo, se você já teve um nódulo linfático alargado perto de seus genitais ou no seu pescoço, este é um indicador de que seu corpo está liberando um alto nível de anticorpos para combater uma infecção próxima.

Se o sistema linfático estiver funcionando mal, você está exposto a um maior risco de falha em numerosas células saudáveis, o que eventualmente pode levar à degeneração e destruição de órgãos. Por exemplo, se você sofre de drenagem de coração linfático pobre, isso irá danificar o tecido, que acabará por levar a doença cardíaca.

Não só o sistema linfático melhora a função do sistema circulatório, ajuda a estabelecer anticorpos defensivos para o sistema imunológico e a eliminação de resíduos tóxicos de seus tecidos, mas também ajuda a absorver moléculas de gordura no intestino delgado.

Na verdade, uma grande quantidade de gordura do intestino é absorvida pelo sistema linfático. No entanto, algumas moléculas de gordura não podem ser absorvidas devido ao tamanho grande delas. Quando isso ocorre, o sistema linfático os recebe e, em seguida, libera-os para a corrente sanguínea. Eventualmente, eles são transportados em todo o corpo para serem usados ​​como combustível.

 

 

 

Melhora a função imunológica

 

O óleo de rícino é relatado para melhorar o fluxo sanguíneo, saúde da glândula timo, drenagem linfática e outras funções do sistema imunológico.

De acordo com o estudo de Cell Immunology em 2010, pacientes que usam embalagens de castor abdominal produzem níveis significativamente aumentados de linfócitos, em comparação com pacientes que usam pacotes de placebo ( 3 ).

“Disease-Fighters” é outro nome para os linfócitos para a sua função de proteger o sistema imunológico de invasores, como bactérias, toxinas e outras ameaças percebidas. O óleo de rícino também é útil quando se trata de produzir níveis adequados de linfócitos, que são transferidos e armazenados no tecido linfático.

O sistema linfático também é responsável pelo bom funcionamento do sistema circulatório e digestivo porque o óleo de rícino é capaz de ajudá-lo a desintoxicar, aumentando a saúde do seu coração e tratando problemas digestivos, como a constipação, também.

As enzimas pancreáticas hidrolizam o óleo de mamona no intestino delgado, o que leva à liberação de ácido glicerol ácido ricinoleico, juntamente com outros compostos metabólicos benéficos.

 

Impulsiona a circulação

 

 

O fluxo adequado de sangue e a imunidade dependem um do outro. Isso significa que é muito mais provável que alguém se torne cronicamente doente quando o sistema linfático falhar, ou o edema se desenvolve.

A função do sistema circulatório é bombear sangue para dentro e para fora do coração, onde ele libera oxigênio em todo o seu corpo através de pequenos vasos e pequenas artérias. O sangue troca oxigênio e nutrientes para resíduos celulares dentro de estruturas tubulares microscópicas nos pulmões.  Este processo é essencial porque nos mantém vivos, traz oxigênio para nossas células e desintoxica nossos corpos.

Quando absorvido através da pele, o óleo de mamona aumenta a drenagem linfática e a circulação sanguínea .

 

Promove a digestão saudável

 

No folclore, o óleo de mamona é conhecido como um catártico potente , o que significa que estimula a liberação completa de substâncias do trato gastrointestinal e, em última instância, promove a defecação.

No entanto, quando absorvido através da pele de uma embalagem de óleo de ricino, o óleo pode fornecer as mesmas propriedades terapêuticas.  Se você aplicar pacotes de óleo de mamona na região abdominal, isso pode ajudá-lo a alcançar movimentos intestinais regulares, o que resultará em um aumento de energia.

Os cientistas descobriram uma correlação entre este efeito laxante e depressão porque a remoção de agentes infecciosos do revestimento do intestino foi encontrada para aliviar sintomas de depressão. De acordo com as Terapias Complementares na prática clínica , o óleo de mamona pode aliviar os sintomas da constipação.

Os pacotes de óleo de rícino para cuidados terapêuticos foram administrados a pacientes idosos, que foram observados com melhorias imediatas após menos de três dias de tratamento, embora 80% estivessem buscando alívio de sintomas de constipação por mais de dez anos .

 

Equilibra os hormônios e melhora a libido

 

A formação de hormônios saudáveis ​​depende muito da absorção de moléculas de gordura dentro do trato digestivo.  O óleo de rícino melhora essa função, possibilitando o equilíbrio dos hormônios naturalmente.

Além disso, um melhor fluxo hormonal, juntamente com a diminuição das toxinas flutuantes presentes dentro e ao redor das células, faz com que o sistema de órgãos sexuais funcione de forma mais eficiente.

Isso alivia os sintomas de TPM, mudanças de humor, fadiga e depressão.Induz o trabalho.

Na antiguidade, o óleo de mamona era usado como remédio natural para ajudar mulheres grávidas a induzir o parto. Hoje em dia, esses métodos alternativos são apoiados pela ciência.

O óleo de rícino foi administrado oralmente a mulheres grávidas durante séculos para ajudar a acelerar as contrações do útero. Muitos questionaram o vínculo entre o óleo de mamona e a indução do trabalho.

No entanto, a ciência sugere que o ácido ricinoleico no óleo desencadeia os receptores prostanóides EP3 no útero. Embora o estudo acima mencionado não relate efeitos colaterais, algumas mulheres sentem náuseas depois de usar o óleo de rícino, o que pode ser uma desvantagem de usá-lo para esse propósito.

 

Diminui os sintomas da artrite

 

O óleo de ricino é freqüentemente tomado como um tratamento natural para inflamação, inchaço nas articulações e dor de artrite. Devido às suas propriedades anti-inflamatórias naturais, pode ser usado como um óleo de massagem ideal e aplicado a músculos doloridos, articulações ou tecido.

A pesquisa de fisioterapia em 2009 publicou um estudo que o óleo de mamona pode ser usado como uma terapia eficaz na osteoartrite primária do joelho. Os sujeitos foram avaliados por rotina, investigação de laboratório clínico para melhoria da doença.

Os resultados sugerem eficácia significativa no tratamento da osteoartrite do joelho e nenhum efeito colateral foi relatado. Use o óleo de mamona seguido de um pacote de água quente para aumentar a absorção e a drenagem massageando as áreas doloridas.

Se você praticar esse processo duas vezes por semana, certamente aliviará os sintomas doloridos.

 

Trata infecções e feridas na pele

 

A saúde de sua pele é um bom reflexo de quão saudável é seu sistema imunológico, intestino e equilíbrio hormonal. Se você usa produtos de cuidados da pele comprados na loja, saiba que a sua pele será carregada com ingredientes químicos, o que geralmente agrava a irritação da pele.

Por outro lado, o uso de óleo de mamona é completamente livre de sintéticos e natural, mas seu corpo irá absorvê-lo diretamente através da pele, o que resultará em alguns resultados positivos para a aparência da pele.

Primeiro, como já mencionamos, o óleo de mamona promove um aumento da circulação e do fluxo sanguíneo, promovendo assim uma melhor defesa contra infecções e cicatrização mais rápida de feridas.

 

Benefícios para a saúde do óleo de rícino para a pele

 

O óleo de rícino funciona de forma semelhante ao óleo de coco para cicatrizar a pele, pois atua como um agente antibacteriano natural.

Também é um bom hidratante para a pele, trata as imperfeições devido às suas propriedades anti-inflamatórias e pode atrasar os sinais de envelhecimento, como rugas, por sua capacidade de aumentar a produção de colágeno e elastina.

 

Cura a pele inflamada

 

O óleo de rícino é realmente benéfico para a cicatrização da inflamação da pele que pode ser causada por acne, queimaduras solares e pele seca. O óleo de rícino tem propriedades curativas, isto é, contém ácido ricinoleico que ajuda com a inflamação da pele de todos os tipos.

De acordo com um estudo de 2000 publicado pelos Mediadores de Inflamação , o ácido ricinoleico, o principal componente do óleo de rícino, provoca efeitos anti-inflamatórios notáveis ​​e pode ser visto como um agente anti-inflamatório adequado à aplicação periférica .

 

Lutas sinais de envelhecimento

 

Quando usado topicamente, o óleo de mamona tem o benefício surpreendente de retardar o envelhecimento. Quando aplicado à pele, o óleo de rícino penetra profundamente e promove a produção de colágeno e elastina. Por sua vez, isso ajuda a amaciar e hidratar a pele.

Não só retardará a aparência de rugas e linhas finas, mas também tornará sua pele mais suave, e com a aparência mais jovem. Além disso, você pode tratar as linhas finas ao redor dos olhos através da aplicação de óleo de rícino.

 

Reduz a acne

 

A maioria das pessoas com pele propensa a acne mantém sua pele longe da maioria dos óleos porque seus poros são suscetíveis ao entupimento, o que só piora as coisas. No entanto, você pode usar o óleo de mamona com segurança para tratar a acne.

O ácido ricinoleico, que é encontrado em abundância no óleo de rícino, combate as bactérias causadoras de acne e penetra efetivamente na pele, tornando-se um ótimo remédio para a acne.

 

Hidrata a pele

 

 

O óleo de rícino deixa você com pele flexível, suave e revitalizada. Por esse motivo, o óleo de mamona atua como um hidratante para a pele natural e barato. O óleo de rícino é um ótimo hidratante, pois contém ácidos graxos que penetram facilmente na pele, ajudando assim a eliminar manchas secas e a restaurar a hidratação da pele .

 

Previne marcas alongadas

 

Estrias geralmente ocorrem após a gravidez quando a pele no abdômen passa por alongamento drástico durante um curto período. O óleo de rícino desempenha um papel importante aqui, porque faz com que a pele seja mais elástica, o que evita a formação de estrias .

Os ácidos gordurosos encontrados no óleo de mamona podem prevenir estrias quando usadas topicamente durante os dois meses finais de gravidez .

 

Reduz a pigmentação

 

O óleo de rícino é extremamente benéfico para limpar a pele das marcas e manchas. Devido à sua capacidade de reduzir a pigmentação, muitos dermatologistas recomendam o uso de óleo de rícino para tratar tons, marcas e manchas irregulares.

O óleo de rícino é embalado com ácidos graxos, especificamente ácidos graxos ômega-3. Estes ácidos hidratam a pele enquanto promovem o crescimento de tecidos saudáveis, proporcionando-lhe a pele livre de manchas e flexível .

 

Benefícios de saúde do óleo de rícino para o cabelo

 

O óleo de rícino tornou-se um remédio popular para tratar a perda de cabelo. Todo mês, seu cabelo cresce cerca de meio centímetro em média. Você pode aumentar o crescimento do cabelo por três a cinco vezes a taxa usual com o uso regular de óleo de rícino.

Não só estimula o crescimento do cabelo, mas também promove a espessura do cabelo dentro de alguns meses de uso.

Além disso, o óleo de mamona pode fazer suas sobrancelhas e cílios mais espessas e mais longas .

 

Promove o crescimento do cabelo

 

Ao massagear seu couro cabeludo com ele, o óleo de mamona promove o crescimento do cabelo , dando-lhe cabelos mais longos e mais espessos. O óleo de ricino faz isso estimulando a circulação sanguínea para os folículos.

O óleo também contém ácidos graxos essenciais ômega-9 que mantêm seus cabelos saudáveis. Além disso, ajuda a reduzir as extremidades divididas, controlar a quebra do cabelo e condicionar e hidratar o cabelo .

 

Trata as infecções do couro cabeludo

 

A maioria dos principais problemas de cabelo, como a caspa, manchas calvas e um couro cabeludo com coceira, são derivados da infecção pelo couro cabeludo. Se aplicado, o óleo de mamona pode evitar esses problemas. O óleo de rícino é antibacteriano e antifúngico. Pode combater os micro-organismos e agentes patogênicos que causam a infecção .

 

Como usar o óleo de rícino

 

 

Você pode usar o óleo de mamona de algumas maneiras: você pode aplicá-lo topicamente na pele, fazendo uma massagem com ela ou usando pacotes de óleo de rícino.Tal como acontece com qualquer outro tratamento de pele ou uso de óleo essencial, você deve certificar-se de que qualquer óleo que você consome ou ingerir é da mais alta qualidade para garantir eficácia e segurança.

Ao comprar óleo de mamona, procure óleo de rícino puro pressionado.De acordo com alguns, o óleo de mamona é o mais eficaz quando usado em uma embalagem de óleo ou cataplasma, pois estes aumentam a absorção tópica através dos poros da pele.

Quanto o óleo de mamona que você está levando internamente depende do que você está usando para além da sua idade, resposta a tratamentos de tipo laxante e condições médicas existentes.

Antes de comprar e usar o óleo de mamona, certifique-se de ler atentamente as instruções da embalagem.  Além disso, aumente sua dose lentamente e não vá além da quantidade recomendada.

Finalmente, não tome por mais de sete dias consecutivos. A dose recomendada para adultos é uma colher de chá uma vez por dia com o estômago vazio.  Esta dosagem é útil para regular os movimentos intestinais e melhorar o fluxo sanguíneo.

Por outro lado, levar menos do que recomendado é útil para manter a saúde geral. No entanto, antes de tomá-lo em uma base regular e / ou por longos períodos de tempo, consulte um profissional médico.

Para crianças, metade de uma colher de chá uma vez por dia é a dosagem comum. O óleo de rícino está disponível em formas de cápsulas e líquidos e geralmente é vendido como uma fórmula de laxante.

É conhecido por ter um gosto ruim, um cheiro forte e uma cor amarela, então a maioria das pessoas prefere tomá-lo misturando-o com algum outro líquido.

Gostou do Artigo?? Deixe o seu comentário e compartilhe com os amigos.